Projects

ENERGYSFE: ENERGY-AWARE SCHEDULING AND FAULT TOLERANCE TECHNIQUES FOR THE EXASCALE ERA
Coordinator:  Márcio Bastos Castro
Descrição: The EnergySFE research project aims at proposing fast and scalable energy-aware scheduling and fault tolerance techniques and algorithms for large-scale highly parallel architectures. The main skills of different international partners will be of great significance to the success of the project: LAPESD and ECL from UFSC (Brazil), CORSE from LIG/CNRS (France), GPPD and LSE from UFRGS (Brazil), and SAPyC from ESPE (Ecuador). The project will be carried out following a methodology that combines theoretical and practical aspects. The techniques and algorithms developed during the project will be applied to real-world scientific applications. The energy and performance improvements obtained from the techniques and algorithms proposed will be evaluated by executing the applications on highly parallel architectures composed of tens or thousands of cores. Overall, the main goals of EnergySFE are the following: (i) Establish a perennial collaboration between UFSC,CNRS,UFRGS and ESPE as well as to promote knowledge transfer between these institutions; (ii) Study the impact of current scheduling and fault tolerance techniques on the performance and energy consumption of scientific applications; (iii) Propose new energy-aware scheduling algorithms adapted to highly parallel architectures; (iv) Propose new energy-aware fault tolerance approaches adapted to highly parallel architectures; (v) Apply the proposed scheduling and fault tolerance approaches to real-world scientific applications and carry out experiments on highly parallel architectures composed of tens or thousands of cores; (vi) Disseminate the results in high quality peer-reviewed international journals and conferences on the HPC domain.
Funding: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación (SENESCYT)
AMBIENTE DE META-ESCALONAMENTO PARA SUPORTE À EXECUÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA DE APLICAÇÕES DA ÁREA DE RESERVA E RESERVATÓRIOS EM CONFIGURAÇÕES HETEROGÊNEAS
Coordenador:  Mario Antonio Ribeiro Dantas
Descrição: Pesquisar e desenvolver uma abordagem de software, implementada sob a forma de um protótipo, para a Execução Paralela e/ou Distribuída de Aplicações da Área de Reservas e Reservatórios.
Financiador: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello – Bolsa
APLICAÇÃO DE MECANISMOS DE PREVISÃO DE PERDA DE DEADLINE EM ROBÔS MÓVEIS COM ALTO GRAU DE AUTONOMIA
Coordenador: Patricia D M Plentz
Integrantes: Henrique Forte Raia, Sérgio Genilson Pfleger.
Descrição: Nos sistemas de tempo real não-críticos, a previsão de uma possível perda de deadline evita desperdício de recursos computacionais na medida em que tarefas podem ser descartadas. Permite ainda que ações corretivas sejam executadas a tempo de melhorar o desempenho do sistema. Uma possível aplicação de mecanismos de previsão de perda de deadlines é na robótica móvel. Robôs móveis são um tipo de veículo autônomo que pode se locomover  evitando obstáculos fixos e móveis, por um ambiente na busca de seu objetivo sem a necessidade de intervenção humana. A utilização deste tipo de veículo é interessante em ambientes onde existem, de alguma forma, restrições de acesso por seres humanos. O objetivo geral deste projeto é a criação de novos mecanismos de previsão de perda de deadline para robôs móveis com alto grau de autonomia que possam fazer uso de informações de contexto.
AUTORES, OBRAS E ACERVOS LITERÁRIOS CATARINENSES EM MEIO DIGITAL
Coordenador:  Alckmar Luiz dos Santos
Integrantes: Roberto Willrich, Renato Fileto, Tânia Regina Oliveira Ramos, Zilma Gesser Nunes, Zahidé Lupinacci Muzart, Josias Ricardo Hack.
Descrição: Este projeto, continuação do anterior financiado pelo PRONEX, está criando um ambiente de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, com bancos de dados e bibliotecas digitais, ferramentas de anotações e de adaptabilidade, compatíveis com plataformas como Moodle, em parceria com universidades catarinenses e grupos de pesquisa da Universidade Complutense de Madri. Com isso, teremos um ambiente digital que, por meio de aplicativos/recursos multimediáticos, auxilie o processo de ensino e aprendizagem da literatura na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação, além de desenvolver ferramentas de leitura a ser usadas nos cursos de licenciatura, presencial e a distância. Com respeito ao projeto PRONEX anterior, ressalte-se que ultrapassamos os objetivos fixados originalmente.
Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro.
DESCRIÇÃO, DESCOBERTA E COMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS WEB
Coordenador: Frank Siqueira
Integrantes: Diogo Busanello, Ivan Salvadori
Descrição: Este projeto visa estudar os padrões existentes e desenvolver novos mecanismos para descrição de serviços Web, localização de serviços na rede e construção de composições de serviços. O uso de linguagens de descrição semântica de serviços Web e Web APIs, frameworks de suporte ao desenvolvimentos de serviços, algoritmos de busca de serviços em repositórios com base em parâmetros de qualidade e a construção de ferramentas para composição de serviços são objetos de estudo do projeto.
HEURÍSTICAS PARA A DETERMINAÇÃO DINÂMICA DO ITINERÁRIO DE AGENTES MÓVEIS COM DEADLINE FIRME
Coordenador: Luciana Rech
Integrantes: Lau Cheuk Lung, Jim Lau, Alex Pinho Magalhães.
Descrição: Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 Universal – Processo n 472801/2008 2 Coordenador: Luciana de Oliveira Rech O objetivo geral neste plano de trabalho é o estudo envolvendo o uso de computação imprecisa e probabilidade condicional para a determinação dinâmica do itinerário de agentes móveis com restrições temporais em aplicações distribuídas. Onde serão desenvolvidos algoritmos/heurísticas que capacitem o agente móvel a calcular seu itinerário de forma a alcançar o maior benefício possível para cada missão. Cada agente móvel recebe um conjunto de tarefas que deverão ser cumpridas respeitando um deadline firme, este conjunto de tarefas é intitulado como a missão do agente..
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
INFRAESTRUTURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SISTEMAS EMBUTIDOS
Coordenador: Luis Fernando Friedrich
Descrição: O projeto busca a identificação da infraestrutura de suporte a Sistemas Embutidos existente atualmente no nível de Sistema Operacional. A partir desta identificação propõe alternativas de suporte as diferentes demandas existentes..
INFRAESTRUTURA DE SUPORTE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS DE TEMPO-REAL EMBARCADOS
Coordenador: Luis Fernando Friedrich
Integrantes: Miriam A.M. Capretz
Descrição: Este projeto de pesquisa, propõe investigar e avaliar a utilização de paradigmas de engenharia de software como engenharia de Software baseada em Componentes e Arquitetura Orientada a Serviços no suporte e desenvolvimento de Sistemas Distribuídos de Tempo-Real Embarcados (DRES). O objetivo é avaliar, adaptar, e propor mecanismos alternativos de infraestrutura e suporte ao desenvolvimento de Sistemas DRE. .
INFRAESTRUTURA PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES TOLERANTES A INTRUSÕES EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS CRÍTICOS
Coordenador: Lau Cheuk Lung
Integrantes: Frank Siqueira, Jim Lau, Aldelir Fernando Luiz, Tatiana Pereira Filgueiras, Luciana de Oliveira Rech, Alex Pinho Magalhães, Leandro Quibem Magnabosco, Marcelo Ribeiro Xavier da Silva, Tulio Alberton Ribeiro, Hylson Vescovi Netto.
Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver uma infra-estrutura e/ou arquitetura com foco para a proteção e tolerância a intrusões em infra-estruturas críticas para diversos domínios de aplicação (gás, transporte, energia, água etc). Inicialmente pretende-se identificar, verificar e analisar os elementos de uma infraestrutura crítica, bem como quantificar e qualificar os requisitos de confiabilidade e segurança para cada um dos elementos, no sentido de permitir a concepção, manutenção e operação destes com segurança de funcionamento (dependability).
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
LEAD CLOUDS: LARGE EFFICIENT AND DEPENDABLE CLOUDS
Coordenador: Lau Cheuk Lung
Integrantes: Carlos Alberto Maziero, Frank Augusto Siqueira, Mario Antonio Ribeiro Dantas, Altair Olivo Santin, Jim Lau,  Aldelir Fernando Luiz, Ronaldo dos Santos Mello, Luciana de Oliveira Rech, Alex Pinho Magalhães, Fabíola Gonçalves Greve, Miguel Pupo Correia, Fábio Favarim, Leandro Quibem Magnabosco, Marcelo Ribeiro Xavier da Silva, Fernando Achylles Dettoni, Tulio Alberton Ribeiro, Hylson Vescovi Netto, Eduardo James Pereira Souto, Rick Lopes de Souza, Ricardo Felipe Custódio.
Descrição: A computação em nuvem (cloud computing) é uma abordagem atual para o fornecimento de recursos computacionais, de rede e de armazenamento através da internet. o projeto irá investigar e projetar protocolos de replicação intra-cloud tolerantes a intrusões que sejam eficientes e estáveis, e mostrar como podem ser usados para concretizar um serviço de coordenação resiliente. O principal desafio consiste em obter estabilidade evitando o potencial para tempestades de multicast e a tendência para flutuações de carga dos protocolos atuais, obtendo em simultâneo bom desempenho (latência baixa, débito alto).
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
PREVISÃO DE PERDA DE DEADLINE EM ROBÔS MÓVEIS
Coordenador: Patricia Della Méa Plentz
Integrantes: Luis Fernando Friedrich, Robson Lorbieski.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é a criação de algoritmos de previsão de cumprimento de tarefas para robôs móveis com alto grau de autonomia, bem como a adaptação dos mecanismos para este contexto..
SIP MEDIA SERVER SMS
Coordenador: Mario Antonio Ribeiro Dantas
Descrição:  O objetivo é fornecer uma plataforma que permite as operadoras SCM e STFC brasileiras oferecerem serviços de valor agregado nas redes de dados existentes. Este serviços serão principalmente a oferta de voz sobre IP, a oferta entroncamento SIP que simplifica a conexão a centrais baseadas em IP e a oferta de serviços de PABX hospedado..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / V.Office Consultores Associados – Cooperação
SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS DISTRIBUÍDOS EM NUVENS COMPUTACIONAIS
Coordenador:
Frank Siqueira
Integrantes
: André Camargo, Gustavo Tonini
Descrição
: O objetivo geral do projeto consiste em oferecer suporte para aplicações com grandes massas de dados, como bancos de dados biológicos, geográficos e redes sociais, em nuvens computacionais. Para que isso seja possível são investigados mecanismos de suporte para criação de sistemas de bancos de dados distribuídos capazes de realizar a fragmentação e replicação de dados de forma apropriada em ambiente virtualizado.